A Secretaria Geral de Gestão Pública é um órgão estratégico e fundamental na estrutura administrativa municipal, diretamente subordinado ao Prefeito Municipal, com competência técnica e administrativa para atuar como instância superior de coordenação, supervisão e integração das demais secretarias municipais. Seu papel é assegurar a eficiência, coesão e alinhamento entre todas as Secretarias da administração pública. Sua atuação é focada no assessoramento direto ao Executivo Municipal, promovendo um relacionamento harmônico e eficaz entre o Prefeito e as secretarias, além de orientar essas últimas quanto aos procedimentos de execução, gestão e governança. Promove a realização da integração matricial entre as secretarias municipais, visando a otimização de recursos e processos. A Secretaria Geral também é responsável por elaborar e gerenciar a manutenção das políticas públicas da administração em geral, disseminando fluxos de trabalho e melhores práticas, de modo a garantir o bom andamento das ações implantadas. Por meio de sua atuação técnica, propõe planos de ação e projetos de melhoria contínua nas bases governamentais e secretarias, sempre com o objetivo de aprimorar a qualidade da gestão pública. A Secretaria Geral de Gestão Pública desempenha um papel essencial ao auxiliar a Secretaria de Administração e a Divisão de Recursos Humanos na tomada de decisões em situações que envolvam servidores municipais. Essa atuação estratégica inclui a análise criteriosa de questões relacionadas à gestão de pessoal, contribuindo para a formulação de soluções adequadas e alinhadas aos princípios da administração pública. Adicionalmente é responsável por realizar o juízo de conciliação, equilibrando as necessidades identificadas com as demandas apresentadas pelas diversas áreas da administração municipal.